Um total de 403 agentes censitários foram contratados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – para trabalharem durante o Censo Demográfico 2022 no Piauí. Esses profissionais serão habilitados para atuarem na supervisão da coleta de dados por meio de treinamento intensivo. A capacitação será realizada entre os dias 6 e 15 de junho, simultaneamente em 26 municípios do estado. Os profissionais lotados em Teresina serão divididos em quatro turmas, cujas aulas ocorrerão em salas cedidas pelo IFPI – Instituto Federal do Piauí – no campus central.
Realizados em cadeia multiplicadora, os treinamentos garantem alinhamento de conceitos e métodos entre os servidores que atuarão na pesquisa. As 403 pessoas instruídas em junho serão as responsáveis por treinar os mais de 2,6 mil recenseadores que ingressarão no IBGE em julho. Então, com os todos profissionais envolvidos devidamente habilitados, a operação irá a campo a partir de 1º de agosto.
“Os treinamentos são indispensáveis na medida em que prezam pela garantia da qualidade da informação coletada durante a operação censitária”, ressalta o coordenador de treinamento do Censo no Piauí, Tiago Viana. No curso, os participantes são habilitados quanto aos diversos aspectos relacionados à pesquisa. Para isso, são utilizados “recursos pedagógicos e técnico-científicos, a fim de garantir a eficiência da maior operação estatística do país”, conclui.
Até 31 de outubro, todos os 900 mil domicílios do Piauí devem receber a visita de um recenseador do IBGE. A entrevista dura cerca de 15 minutos e basta que um morador responda por todo o domicílio.
Da redação